FESTIVAL DE CINEMA INDEPENDENTE DO RIO DE JANEIRO
8 - 15 NOVEMBRO 2025
5 - 7 DEZEMBRO 2025 (BRASÍLIA)
ENTRADA GRATUITA


PROGRAMA DA
BAIXADA #5
Do Outro Lado da Linha (2025)
Direção: Beto Teixeira
Duração: 12
Gênero/Linguagem: ´Ficção
Sinopse: Em Nova Iguaçu, Wesley vive com a mãe, Célia, sempre ausente por causa do trabalho, e a avó Marilda, que já não dá conta de acompanhar seu ritmo.
A Mensagem na Garrafa (2024)
Direção: Luana Ferreira
Duração: 08, Nova Iguaçu - RJ
Gênero/Linguagem: Ficção
Sinopse: Jorge, pai solo de Otávio, encontra uma forma criativa de transformar a hora de dormir em uma verdadeira aventura. Ao contar uma história sobre uma mensagem especial que viajou, dentro de uma garrafa em um cometa de plástico, ele prende a atenção de Otávio. Encantado com a narrativa, o garoto finalmente adormece, e Jorge celebra a vitória de uma noite de descanso merecido.
O que diz uma memória? (2024)
Direção: Luana Ferreira
Duração: 15, Nilópolis, RJ
Gênero/Linguagem: Ficção
Sinopse: Gertrudes, Luciana e Francisca são três mulheres residentes em um bairro em Nilópolis, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Apesar de serem de gerações diferentes, elas compartilham experiências, desabafos, confissões e medos do passado e do presente. À medida que se aproximam e interagem, o vínculo entre elas se transforma, revelando como a proximidade influencia sua relação.
Para que Lembrem de Mim (2024)
Direção: Capelloni
Duração: 20, Nilópolis, RJ
Sinopse: Em uma das movimentadas ruas da Baixada Fluminense, vive Alzira, uma mulher sábia e acolhedora, com a pele preta marcada pelo tempo e pelos segredos ancestrais. Ela carrega consigo a tradição das rezadeiras populares, com olhos que brilham como estrelas antigas, guardando um valioso patrimônio de saberes ancestrais, transmitidos de geração em geração. Alzira pertence a uma família onde esse conhecimento foi passado de mãe para filha, até chegar a ela. Para ela, ajudar as pessoas com problemas que não são visíveis aos olhos e manter viva essa tradição afrobrasileira são mais valiosos do que qualquer tesouro. No entanto, essa tradição tem se
tornado cada vez mais difícil de ser encontrada nos dias atuais. O filme não apenas conta a história de Alzira, mas também mostra fotos de outras rezadeiras populares reais da Baixada Fluminense, destacando a importância de preservar e resgatar essa herança cultural. Assim, “Para que lembrem de mim” nos leva a uma jornada pela sabedoria e magia de Alzira, mostrando a riqueza de suas raízes culturais e como o ofício das rezadeiras é um legado da nossa cultura.
Entre Pó e Películas (2018)
Direção: Renan Rocha
Duração: 19. Nova Iguaçu,
Gênero/Linguagem: Documentário
Sinopse:A Baixada Fluminense já teve inúmeros cinemas de rua, onde integrantes da Baixada Fluminense tínham acesso a um bom filme sem se preocupar com a correria dos shopping centers, hoje com o fim da película 35mm os cinemas de rua da Baixada viraram história. Pensando na forma de interação dos cinemas de rua, o documentário visa transparecer a sua importância para a baixada e para a população oriunda desta área periférica, de modo a eternizar a memória dos tempos de glória dos cinemas de rua resgatando assim todo um apanhado histórico dessa veiculação
Mães Solo (2025)
Direção: Cíntia Lima
Duração: 17
Gênero/Linguagem: Documentário
Sinopse: Acompanha mães solo da Baixada Fluminense, na região metropolitana do Rio de Janeiro, e a luta dessas mulheres por uma vida digna ao criarem seus filhos sozinhas.
Quarta-Feira, 12/11
17h30
CINETEATRO GOMEIA
DATAS E HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO
Clique e retire seu ingresso.


Vários, 2018-2025,92min.





